notícias JB 4

 

Justin Bieber é a promessa da música pop em 2010

Os fãs de Jonas Brothers que me desculpem, mas o posto de astro pop teen de 2010 é do canadense Justin Bieber. Se antes a sigla JB servia para denominar o trio de irmãos, hoje ela é usada para encurtar o nome Justin Bieber. O garoto com 16 anos recém-completados é a prova mais nua e crua que nem só os reality shows como American Idol e Britain's Got Talent (e suas versões pelo mundo) são os responsáveis pela descoberta de novos ídolos. O talento de Bieber foi apresentado ao mundo de uma maneira mais democrática: pela internet.

Em 2007, quando tinha 12 anos, Bieber se inscreveu em um concurso de talentos em sua cidade natal, Stratford, no Canadá, e, como nem todos os seus familiares podiam assisti-los ao vivo, ele decidiu postar os vídeos das apresentações no YouTube. O garoto virou instantaneamente uma sensação. O vídeo de Bieber fazendo o cover de With You, do Chris Brown, foi visto por mais de 10 milhões de internautas. Ele também tem covers de Alicia Keys (Falling), Usher (U Got It Bad), Justin Timberlake (Cry Me a River) e Ne-Yo (So Sick e Because of You) espalhados pela internet.

Sete meses após o concurso que o deixou em segundo lugar, mas em primeiro no YouTube, Justin Bieber foi procurado pelo agente Scooter Braun, que o convidou para conhecer a maior gravadora do mundo, a Island Def Jam, em Atlanta, Estados Unidos. Lá, ele se encontrou com seu ídolo, Usher. No dia, o rapper ainda não sabia que o menino era a nova sensação. Uma semana depois, e após ter visto os vídeos de Bieber, Usher o chamou para cantar para ele. Impressionado com o desempenho (o vídeo desse encontro também está no Youtube), ele fez uma proposta para o garoto assinar com ele. Bieber ficou de pensar, já que Justin Timberlake também estava interessado nele. A lista de contatos de Usher falou mais alto e, em outubro de 2007, Bieber assinou com a Island Def Jam, a mesma gravadora de Mariah Carey, Rihanna, Jay-Z, Kanye West, Ne-Yo, entre outros.

Justin Bieber é um fenômeno não só da internet, como também da Billboard. Antes de seu primeiro disco (My World) chegar às lojas, em novembro de 2009, sete singles retirados do álbum apareceram no Hot 100 da Billboard, sendo que quatro deles atingiram consecutivamente o Top 40 (One Time, One Less Lonely Girl, Love Me e Favorite Girl). O fato fez de Bieber o primeiro artista na história com quatro canções no Billboard no top 40 do Hot 100 ainda antes do lançamento do disco.

O sucesso de Bieber está na combinação infalível de talento e carisma. O garoto vem conquistando fãs fiéis - e com cordas vocais potentíssimas - mundo afora. Em entrevistas, ele costuma elogiar a beleza das fãs. Em seus vídeos, ele encarna o menino romântico. Em suas músicas, ele é o safadinho que canta: "qualquer coisa que você quiser, gata, eu vou te dar". Resultado? Fãs enlouquecidas. Em novembro de 2009, sua aparição em um shopping de Long Island, NY, terminou com feridos e um homem preso. Há um mês, um vídeo de uma fã de Bieber de 3 anos virou febre. Nele, ela chora desesperadamente porque "ama" Justin Bieber. "Eu o amo e sei que ele me ama também", diz a criancinha aos prantos.

No Brasil, o fanatismo por Justin Bieber não é menor. Cada vez mais, sites e blogs destinados ao jovem se espalham e conquistam dia a dia mais seguidores. A fundadora de um deles, o justinbieberbrasil.com, Mariane de Freitas, 18 anos, explica o sucesso do garoto. "Ele cresce como artista sem mudar a sua essência", disse a estudante de radialismo de São Paulo, que seria capaz de fazer uma tatuagem em homenagem ao ídolo. "Mesmo sendo 'pequeno', Justin Bieber me ensinou muitas coisas em relação à vida", acrescentou.

A estudante Giovana Alexandre Malka Y Negri, 13, também compartilha a ideia de que qualquer loucura é válida por um ídolo. "Eu acamparia no hotel, na porta do show, sairia gritando na rua e até fugiria de casa para vê-lo se fosse preciso", contou a menina, que se considera uma belieber (trocadilho com a palavra believer - quem acredita, em inglês). "Para ser uma belieber é preciso ser uma grande fã do Justin e apoiá-lo acima de tudo. Se algum tabloide fala mal dele e ele negar que isso seja verdade, é preciso que você acredite na palavra dele", explicou a jovem.

Justin Bieber facts
- Justin Bieber aprendeu sozinho a tocar piano, bateria, guitarra e trompete

- Na regravação de We Are The World, em prol das vítimas do terremoto no Haiti, JB canta a primeira linha - originalmente de Lionel Richie

- O garoto se apresentou no 52º Grammy Awards com Ke

- Justin Bieber diz que já ganhou selinhos de Rihanna

- JB aparece no Top 10 dos vídeos mais vistos do Youtube na década

- Bieber fala fluentemente francês

- O menino assumiu publicamente ter uma queda por Beyoncé

- A canção favorita dele é So Sick, do Ne-Yo

- O primeiro disco de Justin Bieber, My World, vendeu mais de 100 mil cópias

- Justin Bieber já gravou por Usher, Sean Kingston e Ludacris

Never Let You Go é a música que ele mais gosta de cantar ao vivo

- Bieber gostaria de fazer um dueto com o rapper Lil Wayne, que está preso

- Selena Gomez, estrela teen da Disney, disse em uma entrevista que "Justin Bieber é o garoto mais fofo e atraente do mundo! Me sinto como uma idiota, pois eu tenho uma queda por ele"

- JB gosta de garotas inteligentes e com senso de humor

- A mãe de uma fã do Justin Bieber tatuou o rosto do DJ Mack (locutor da rádio Y100) para que a filha pudesse conhecer o garoto

- JB dedicou a música Favorite Girl a Taylor Swift

- A segunda parte do disco My World será lançado dia 23 de março nos EUA

Do Terra.